Primeiramente, o que é um MOBA?
Multiplayer Online Battle Arena (arena de batalha oline para multijogadores) é famoso MOBA, jogos estratégicos que nasceram no Mega Drive, por conta do Herzog Zwein e que fez real sucesso com Aeon of Strife, um mapa modificado de Starcraft. Um MOBA consiste em partidas em equipe, cada um jogando com um personagem e que o objetivo é entrar na base inimiga e derrubar as estruturas principais do seu oponente. Cada personagem tem habilidades diferentes, formas de jogar e vão evoluindo durante o jogo de diversas formas.
Com o anúncio da WB Games que seu MOBA do universo DC, chamado Infinite Crises seria fechado de vez, por falta de jogadores e o custo ficando alto, por ser um free-to-play, levantamos uma dúvida aqui, por quais motivos é tão difícil entrar no mercado dos MOBAS?
Infinite Crisis que tem menos de um ano de "vida" será fechado em agosto, jogo muito ambicioso por parte da Warner Bros. com personagens famosos da DC no universo MOBA, não fez o sucesso esperado. Outro MOBA que teve uma história semelhante foi o Dawngate, jogo da EA que tentou entrar no difícil mercado, com mapas diferentes e uma ideia de jogo igualitário, sem um jogador focado na posição de suporte e com funções de proteger e ganhar visão para o seu time, mas falhou da mesma forma e foi fechado ainda em 2014, com apenas 6 meses de Beta aberto.
Atualmente temos poucos jogos em formato MOBA, mas já é o suficiente?
League of Legends e DOTA 2 são sem dúvida os dois maiores nomes, com milhões de jogadores ativos, campeonatos vistos pelo mundo inteiro e premiações milionárias. Lembrando que ambos são fruto do primeiro MOBA feito, o próprio DOTA, que foi um mapa de Warcraft 3, com modificações e que fez muito sucesso, posteriormente criadores e desenvolvedores do jogo foram tanto para a Riot Games, para criar o LoL, quanto para a Valve desenvolver a continuação do consagrado DOTA.
Mas por qual motivo são nomes que se destacam tanto?
League of Legends é um jogo que se destaca pela facilidade e aprendizado que qualquer pessoa, com interesse e um pouco de prática consegue jogar, com gráficos que não requerem uma máquina tão potente é um convite para "experimentar". A Riot Games é um caso a parte, a empresa parece que nunca erra; sempre com alguma novidade, anúncios muito bem elaborados e campanhas que cativam os jogadores a não procurarem outro jogo.
DOTA 2 vai pela parte da comunidade antiga, que não migrou para o seu maior concorrente. Em adição a isso é um jogo que tem como sustento a gigante Valve, que tem histórico de jogos ótimos e um bom apoio aos mesmos. Dota 2 ainda é um pouco menor que League of Legends em jogadores, mas seus fãs são realmente amantes dele. Principalmente o TI (The International) é sempre um grande destaque quando acontece, com muitas fases e reunindo de fato os melhores times do mundo, a premiação desse ano já passou de 10 milhões de dólares, arrecadado de diversas formas, mas o principal da própria comunidade do jogo, valor passa da premiação do Super Bowl, por exemplo.
Awesomenauts |
Mas por qual motivo temos tantos MOBA bons sendo lançados e nenhum consegue chegar no patamar de League of Legends e DOTA 2?
Acredito que o maior motivo é que os jogos desse gênero dependem muito de estudos para serem masterizados, são muitos personagens, cada um com pelo menos 4 habilidades diferentes e juntando isso as variações que cada jogo pode ter, cada jogador leva muito tempo para aprender o suficiente para entender o que está acontecendo em cada partida, portanto é muito difícil estar disposto a mudar o MOBA que jogará; não é um estilo de jogo que muitos jogam mais de um por vez, claro que existem os casos, mas poucos estão dispostos à essa rotina e também rola algo como uma "lealdade" ao jogo favorito, que as vezes causa uma briga entre fã-boys de cada jogo, mas isso é assunto para outro papo multiplayer.
Agora a disputa tem outro concorrente de peso, se chama Heroes of the Storm, da gigante Blizzard, empresa conhecida por não fazer jogos ruins. O jogo tem pontos fortes, que vem da própria empresa, os mapas e os personagens são baseados em suas outras grandes franquias, Starcraft, World of Warcraft e Diablo, esse é um motivo para alguns personagens do jogo serem semelhantes aos de Dota, sendo "portados" do Warcraft. Heroes tem suas inovações, como a experiência ganha sendo repartida por todo time, os objetivos serem um pouco diferentes dos costumeiros e os mapas com formatos diferentes. Talvez esse seja a maior aposta para chegar no Top 3 dos jogos MOBA, será que alcançará o patamar de League of Legends e DOTA? Só o tempo dirá, mas tem bons motivos para apostarmos nisso.
Para você, qual é o motivo dos jogos não conseguirem chegar ao que desejam e tantos serem fechados em tão pouco tempo? Qualidade? Fidelidade dos jogadores? Ou algum outro motivo não aqui exposto?
Se possível, deixe sua opinião.
Um MOBA de Pokemon é um sonho apenas meu?
Não, um moba de Pokemon é um sonho universal!!!!
ResponderExcluir