24 maio 2015

Guilty Gear XRD e Mortal Kombat X: os dois melhores jogos de luta da nova geração?

Em época que os jogos mais recentes de luta, como UFC, Dead or Alive 5, Killer Instinct, WWE 15 e Dragon Ball, são dois outros concorrentes das antigas que se destacaram com seus últimos lançamentos, eles são: Mortal Kombat X e Guilty Gear XRD.

Personagens

Isso os dois jogos dão um show à parte, Mortal Kombat com seus lutadores clássicos, esse que sempre foi um destaque da série, em que cada personagem tem suas habilidades bem diferenciadas dos outros, com visuais geralmente macabros e com rivalidades bem definidas. Para melhorar ainda mais, o novo jogo da franquia conta com estreias ótimas de 8 novos personagens, sendo eles: Cassie Cage, D'Vorah, Kotal Kahn, Ferra/Torr, Erron Black, Takeda Takahashi, Jacqui Briggs e Kung Jin, todos, sem exceção são ótimos personagens com jogabilidade muito boa, no estilo Mortal Kombat de ser.


Já no caso de Guilty Gear, segue a linha do "estranho", mas muito bem desenhados e claro, muito legais. Temos por exemplo o caso do BedMan, como o nome diz, um garoto deitado em uma cama, que a utiliza para atacar seus oponentes, ou o médico que abre uma porta do tamanho da tela para atender seus pacientes e por azar acerta seu oponente, um homem que joga sinuca enquanto luta, entre outros personagens malucos, mas muito divertidos e com um estilo todo especial de Guilty Gear.



Jogabilidade

A jogabilidade dos dois jogos são bem diferentes, Mortal Kombat tem uma luta mais pesada, focada em combos, aqueles que a ideia é não deixar o inimigo ter contato com o chão enquanto você vai batendo e com magias de diversas formas, que também te ajudando nos combos. Cada personagem tem três formas diferentes, que diferenciam alguns golpes e que tem como objetivo mudar o alcance de cada lutador, sendo uma luta focado em golpes à distância, em um alcance média e outro para lutar de perto. Entre os golpes temos a barra de poder, que nos permite usar uma variação dos golpes dentro da própria luta, acrescentando algum golpe a mais ou algum movimento adicional aos seus golpes especiais; e ao juntar três barras temos a opção do X-Ray, que é sempre um golpe forte e muito legal de ser visto, porém ao errar o mesmo é um prejuízo muito grande, perdendo todas suas barras e não infligindo dano algum ao seu inimigo. Tudo vai muito fluido e os rounds costumam durar pouco tempo e a habilidade de cada jogador conta bastante, apesar de ser bem simples para novos jogadores.



Já a luta de  Guilty Gear é muito mais rápida, a velocidade de seu pensamento e de seus dedos conta muito aqui. GG conta com uma complexidade em sua jogabilidade enorme, o jogador que fizer o tutorial irá se assustar até terminá-lo, de tão grande e a variação enorme de comandos que temos no jogo, como os combos comuns, combo breaker, formas diferentes de bloqueio, especiais, ação para desacelerar o tempo, entre outros. Cada lutador tem uma forma de ser jogado, alguns com muita velocidade, outros que jogam defensivamente, jogando suas habilidades de longe e outros que se privilegiam por lutas de perto. As lutas do jogo são frenéticas e o esquecimento de algum comando, ou até mesmo demorar muito para realizá-lo pode te custar a luta. a habilidade de cada jogador aqui é o mais importante, um novato pode muito bem fazer a boa e velha tática de "raspar o controle" e ganhar e um bom jogador, mas é muito mais difícil que isso aconteça.


Fatality x Overdrive

Aqui entra um ponto que possivelmente nenhum jogo possa ser comparado com Mortal Kombat, os bons e velhos Fatalities estão aí para não me desmentir, como uma marca da série, ele faz um mix entre o violento e o engraçado, a maioria das vezes que vemos inicialmente nos choca, mas com o passar de um segundo deixamos escapar um leve sorriso de canto de boca, mesmo que o que acabamos de ver foi o desmembramento de um lutador, alguns ossos sendo quebrados, alguns órgãos sendo rasgados ao meio ou pulando para fora do corpo do lutador e as vezes tudo isso ao mesmo tempo em um show de horrores e sangue pulando na tela. Cada lutador tem pelo menos dois deles e é preciso desbloquear os adicionais na cripta. Além disso temos os brutalities que agora fazem parte da sua performance na luta, de acordo com objetivos previamente estabelecidos pelo jogo.



Os Overdrives de Guilty Gear também são muito bonitos e variados, cada lutador tem pelo menos dois para serem usados durantes a luta, consumindo duas barras de seus movimentos especiais. Visualmente são belos, mudando do plano de 2D e 3D e com um show de luzes e movimentos rápidos. Outro poder muito interessante é o Instant Kill que como o nome diz, se o jogador tiver sucesso no movimento resulta em sua vitória, o jogador precisará entrar em sua instância de Instant Kill antes de poder usá-lo e sua barra de tensão, ou especial começará a ser consumida gradualmente e se após ela acabar e o jogador não tiver a oportunidade de soltar seu especial, a barra de vida começa a ser o "alvo" da concentração de poder requerida; o jogador não poderá soltar mais nenhum outro poder especial após entrar na instância de Instant Kill.



Modos de jogo

Os modos de jogo de Mortal Kombat são os Klássicos, como o modo de torres, teste sua sorte e a campanha, essa última que vale um destaque, que apesar de não ser tão boa quanto foi a de MK 9, continua sendo um atrativo muito interessante e que de fato é o melhor modo história de qualquer jogo de luta já feito, enquanto jogos de luta normalmente querem contar algo sobre o personagem que você escolheu para tentar chegar ao "chefão" e terminar o seu jogo, Mortal Kombat segue o que deu certo na série e nos conta verdadeiramente uma história, nos fazendo jogar com o personagem de cada cena e com um contexto para cada luta, claro que nem todas fazem sentido, muitas vezes dois lutadores se olham e acham que é a hora de lutarem. Outro ponto forte é o modo online, que em jogos de luta sempre foi algo um tanto quanto sofrido, as partidas online de MK X são muito boas e com um matchmaking funcional, dificilmente um novato lutará contra alguém muito melhor que ele, o problema fica para os problemas com internet, mas no Brasil sabemos que isso é algo comum, infelizmente.



Os modos de jogo de Guilty Gear são os mesmos que já conhecemos em jogos de luta, escolha seu personagem, jogue a história dele e veja o que o final da "aventura" dele te reserva. Mas para não dizer que é mais do mesmo, GG nos presenteia com o modo M.O.M. que mais parece um RPG que um jogo de luta, pois aos vencer seus inimigos e passar por cenários e objetivos que o jogo te dá é possível fazer melhorias em seu personagem, como comprar novas habilidades, mais status e equipamentos, um modo bem interessante que peca em repetir lutas em certas vezes. O modo online tem os mesmo problemas de MK, mas com o problema de não achar tantos jogadores e muito menos brasileiros, portanto fica quase impossível de realizar esse tipo de combate online, a não ser que tenha amigos com o jogo.



Finish It!

Estamos aqui falando de dois belos jogos de luta, cada um com sua particularidade, enquanto Guilty Gear é bem frenético, com lutas e comandos rápidos, que em um segundo você está dando um combo e em outro já está apanhando e no chão, Mortal Kombat X vai para um modo mais cadenciado de jogo, mais pensado e com combos que podem ser fatais, em lutas muito mais fáceis de serem entendidas.

São jogos ótimos para os amantes de lutas e que trazem o nível desse tipo de jogo para o alto, aqueça os dedos, tente evitar as bolhas e dê muitos combos em seus inimigos e destrua-os sendo com Fatality ou Instant Kills.

0 comentários :

Postar um comentário