01 maio 2015

Papo Multiplayer: eSports na televisão, alguém apostaria?



A eSports vem crescendo cada vez mais pelo mundo, isso todos nós sabemos, qualquer pessoa que acompanha algum jogo e confere as streams das transmissões deles percebe que os números não param de crescer.

De acordo com uma pesquisa da empresa Newzoo, a audiência global em transmissões de eSports crescerão de 89 mihões para 147 milhões até 2017.

A empresa televisiva ESPN, de esportes em geral, conseguiu ver essa ascensão antes das outras e está com transmissões de League of Legends e Dota 2 no seu terceiro canal, da rede americana. Algumas vezes ocorrem transmissões de outros jogos, como CS:GO, Starcraft 2 e Herores of the Storm, esse último inclusivo que foi alvo da ira do apresentador Colin Cowherd, que disse que se um dia fosse obrigado a cobrir caras jogando video game, ele ia preferir se aposentar e se mudar para um vila rural de pescadores e vender iscas. Além disso, Colin foi muito desrespeitoso com narradores de jogos online.

E agora no Brasil?

Aqui também é nítido o crescimento destes torneios, os lugares sempre estão lotados, as premiações crescendo, mais jogadores brasileiros se focando para se tornar profissional de seu jogo favorito, as equipes investindo muito em seus "pro players", com casas confortáveis e estrutura de primeiro mundo para que possam exercer da melhor forma possível sua profissão.

As transmissões são numerosas, no Dota 2, CS:GO, tendo até o time brasileiro da Keyd sendo convidado para jogar o campeonato Norte Americano do jogo, e o maior nome do eSports que ainda é o League o Legends. No Brasil as transmissões tem picos muito altos de telespectadores, em finais temos números que batem em média 150 mil pessoas assistindo simultaneamente nas plataformas da twitch.tv e do azubu.tv e presencialmente já teve a capacidade de lotar o Marcanãzinho, no Rio de Janeiro. A próxima edição do Campeonato Brasileiro será no Allianz Park, estádio do Palmeiras, novinho e enorme.

Essas finais são um show à parte, com luzes por todos lugares, público vibrando a cada lance, provocação entre os times e é claro, muitas jogadas bonitas para os amantes do game. Mesmo quem não conhece os jogos, ou do que se trata, acaba criando uma curiosidade sobre a grandeza destes eventos.

É difícil falar sobre a concorrência na televisão, mas de fato o público que acompanha os jogos são pessoas muito fiéis aos seus games preferidos, torcem para times, viajam para outros estados, compram camisas, entre outras coisas que nos fazem afirmar que dariam muito mais audiência que muitos programas que já estamos cansados de ver por ai na televisão brasileira. Não podemos esquecer que além do público já existente, teriam outras pessoas que ficariam curiosas com o que estão vendo e talvez investiriam seu tempo para descobrir do que se trata.

O canal Esporte Interativo em seu canal do Facebook publico uma mensagem de apoio a INTZ e consequentemente ao eSport brasileiro, será que o EI já notou que alí está um investimento interessante?

Acha que a televisão faria bem aos games, ou sua influência poderia ser negativa como podemos ver em outros esportes?

Deixe seu comentário!



Um comentário :

  1. Eu acredito que ir para a televisão será um grande avanço para o cenário, tendo em vista que, 150 mil espectadores é muito mais do que o Esporte Interativo deve ter de audiência cobrindo uma partida da série B do campeonato brasileiro. Acredito que atrairia novos anunciantes e novos patrocinadores, creio que seja um mercado bastante lucrativo para os donos de TV.

    ResponderExcluir