29 julho 2015

Papo Multiplayer: O Antidoping no eSports



Como sabemos, o Anti-Dopping é uma prática comum para todo esportista.

Em todos esportes, existe a possibilidade do uso de medicamentos, drogas ou qualquer tipo de substâncias proibidas, que tenha como objetivo, alterar, geralmente para melhor, o desempenho físico ou mental de um esportista.

Essas substâncias são proibidas pelas entidades que organizam torneios pelo mundo, pois além de poder prejudicar a saúde dos usuários e de competidores adversários, ela é totalmente anti-ética e totalmente contra o espírito de competição.

"Tá bom, isso tudo eu sei, o que tem a ver com o meu joguinho?"

Bem, com o crescimento do eSports, muitas coisas boas do mundo esportivo foi acrescentado ao cenário dos jogos virtuais, tais como, contratos para proteção dos jogadores, torcidas cada vez mais apaixonadas pelo time, organizações sérias, tanto os times, quanto as que realizam os torneios, entre outros.

Mas é claro que nada na vida é só alegria, e coisas ruins também vieram juntas no "barco" e o assunto principal do momento é o doping no eSports. Isso por conta do depoimento do jogador de Counter-Strike: Global Offensive da Cloud9, o canadense Kory "semphis" Friesen, que admitiu ter utilizado Adderall, um medicamento recomendado para o tratamento de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, capaz de aumentar a concentração, diminuir o tempo de reação e melhorar os reflexos do usuário, durante a ESL One Katowice, em março deste ano.

O jogador também disse que esse tem sido um hábito comum, não apenas para ele, mas a maioria dos jogadores do torneio.

E é claro que essa declaração pegou muita gente de surpresa e repercutiu muito negativamente para os esportes eletrônicos.

Depois de todo transtorno gerado, a Electronic Sports League (ESL) anunciou que fará, pela primeira vez, testes antidoping nos cyber-atletas.

Em parceria com o Nationale Anti Doping Agentur (NADA) e o World Anti Doping Agency (WADA), a ESL realizará exames antidoping na ESL One Cologne de Counter-Strike Global Offensive, que será disputada de 20 a 23 de agosto, em Colônia, na Alemanha.


Agora o cerco em volta disso começou a fechar e medidas drásticas começaram a ser realizadas. O problema é: muitos torneios ainda são realizados off-line e nem todo lugar consegue ter um controle efetivo contra o ato de se dopar.

E quanto a EVO, que acabamos de ter a realização de mais um enorme torneio, reunindo milhares de pessoas. E os torneios menores de jogos grandes, ou até mesmo o de jogos mais desconhecidos?

Infelizmente alguns jogadores estão optando pelo uso desse medicamento que pode ser perigoso para algumas pessoas em troca de performance. 

O que você acha disso tudo?

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