24 abril 2015

Na oca dos Indies: Shovel Knight



Já pensou em enfrentar vários vilões com uma pá na mão?

Foi o que nosso herói pensou em fazer após perder a sua grande amiga, a Shield Knight e ver o seu reino ameaçado por vilões da Order of No Quarter e a sua comandante Enchantress.



Criação do estúdio Indie Yatch Club, Shovel Knight lembra os bons tempos de Nes, com gráficos similares aos jogos da época e criação de mapas visualmente e estruturalmente parecidos aos jogos em 2D da época. Outro fator nostálgico se dá na jogabilidade um tanto quanto simplória é basicamente o uso de dois botões e a utilização de mecânicas de movimentação para diferenciar os golpes que podem ser usados, que apesar de poucos, fizeram um trabalho muito interessante com obstáculos para serem ultrapassados de formas diferentes.

Shovel Knight tem um destaque muito grande em sua dificuldade, que talvez na primeira vez que for jogar não seja tão complicada assim, porém cada fase tem alguma surpresa diferente para o nosso herói da pá, por muitas vezes o que vochabilidades se torna uma armadilha, alguma plataforma muda do que está acostumado e a morte vem para sua tela de forma traiçoeira.




Para diminuir um pouco a dificuldade, não esqueça de fazer upgrades, o dinheiro no jogo é algo muito importante, a progressão das fases está ligada à sua evolução monetária e a morte igualmente, pois ao morrer três sacos com sua grana caem do seu bolso e na próxima vez que for passar por ali será necessário passar por cima deles para recuperar. Com essa pequena fortuna podemos fazer upgrades para nosso herói dentro das vilas do jogo, podendo comprar mais mana, vida, armaduras com recursos diferentes, entre outros.

Além disso temos as habilidades que o herói pode comprar e conseguir pelas missões, algumas vezes fácil de ser encontrado, outras precisando abrir um buraco em uma parede não tão óbvia. Essas habilidades trazem um grande diferencial ao jogo, pois são muitas e com diversas funcionalidades e cabe ao jogador utilizar a habilidade certa, no momento certo.



Os chefões de cada fase são um show à parte, muito difíceis e cada um com uma mecânica diferente do outro, com variações de golpes e movimentação e a do ambiente mudando a cada momento, esses três fatores tornam um desafio muito gostoso para ser enfrentado, inicialmente é difícil de vencer um chefão, mas depois de algumas tentativas o jogador vai criando uma estratégia diferente até se tornar o suficiente para ver o boss cair aos seus pés.


Shovel Knight não é apenas uma homenagem aos amantes de jogos antigos, um jogo que te ganha pela nostalgia, mas a Yatch conseguiu fazer um jogo muito bom de se jogar, com progressões no personagem, com um humor muito bem dosado, principalmente em conversas com os vilões e quando o guerreiro sonha com a Shield Knight; agora com o lançamento para outras plataformas, como Xbox One e os consoles da Sony, que tem o diferencial de poder enfrentar nada mais, nada menos que KRATOS, o Deus da guerra. Não tem motivo para não pegar a sua pá e dar na cara de cada inimigo que ousar cruzar a sua frente neste belo jogo.

0 comentários :

Postar um comentário